Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ronaldo

Nesta segunda-feira dia 14 de fevereiro de 2011 se despediu do futebol um dos grandes gênios dos gramados, Ronaldo ”Fenômeno”, sua coletiva de despedida carregada de emoção foi transmitida ao vivo nas principais redes de televisão brasileiras, para aqueles que amam o futebol ficará apenas a saudade daquele que, em minha humilde opinião, foi, com certeza, o ícone brasileiro no mundo do futebol nos últimos 14 anos. Não é necessário falar sobre sua genialidade nos gramados, Ronaldo deixará saudades, pois gênios não aparecem todos os dias.

Apesar da maioria esmagadora dos jornalistas brasileiros terem respeitado solenemente este momento, publicando homenagens e mais homenagens a este atleta que com seu carisma conseguiu até mesmo parar uma guerra. Algo me entristeceu, uma minoria barulhenta de cronistas esportivos sem nenhuma credibilidade, jornalistas estes que nem mesmo citarei o nome para não acabar fazendo marketing a estes pobres insignificantes que tentam aparecer através da imagem dos grandes, estes vampiros criticaram acirradamente uma declaração do “Fenômeno” onde ele afirmou que jogava por amor. Li vários “cronistas” indagarem sobre o alto salário de Ronaldo, tentando dessa maneiro descredibilizar a afirmação do “Fenômeno”, como se o fato de Ronaldo ganhar um salário exorbitante retirasse qualquer possibilidade dele possuir  vinculo sentimental com sua profissão, se este argumento pífio utilizado por estes pueris repórteres fosse verdade deveríamos então descredenciar todos aqueles que recebem um bom salário e dizem amar suas profissões. Independente do valor que Ronaldo recebia para jogar futebol, devemos sempre lembrar que esta era sua profissão, às vezes olhamos os jogadores de futebol e os vemos como heróis, como representantes supremos de uma determinada “nação”, e dessa forma acabamos esquecendo que eles são profissionais, o futebol além de ser a grande paixão dos brasileiros, também é a profissão de milhares de jogadores, técnicos, auxiliares, entre outros. Ronaldo poderia ganhar o dobro do que ganhava e mesmo assim amar o que faz, não estou aqui para afirmar que a declaração dele foi verdadeira, estou aqui para demonstra que o argumento utilizado por estes projetos de cronistas esportivos é simplesmente pífio e inaceitável, eu particularmente creio sim que Ronaldo amava jogar futebol, e porque não? Quer dizer que se acaso algum médico dizer que ama seu serviço e ao mesmo tempo ser bem remunerado ele se tornará automaticamente um mentiroso? É obvio que não, seríamos perfeitos idiotas caso acreditássemos em um argumento construído em bases tão superficiais.

O que realmente acontece é que alguns sensacionalistas medíocres que não conseguem aparecer por um bom trabalho, assim como fez Ronaldo, tentam escalar nas costas da imagem de um grande esportista com ele foi, para poder aparecer e ganhar alguns pontinhos de audiência, algo simplesmente patético.

Finalizo este texto, dizendo que Ronaldo deixará saudades. Amando ou não amando o futebol ele fez, com certeza, com que muitos brasileiros tivessem, pelo menos por um curto espaço de tempo, orgulho de serem brasileiros, orgulho de serem compatriotas deste esportista que, por tantas vezes, se levantou das cinzas como um fênix, e nos mostrou um verdadeiro exemplo de perseverança e força de vontade.

Obrigado Ronaldo.

Julio Cezar Nakasato

Nenhum comentário:

Postar um comentário